15 a 17 de março de 2018 - Tivoli Mofarrej - São Paulo - SP

Mensagens

Seja bem-vindo!

É com grande satisfação que convidamos todos a participarem do SNOLA 2018 – The State of Art in Neuro-Oncology, que ocorrerá de15 a 17 de março de 2018 no hotel Tivoli Mofarrej, São Paulo/SP. Assim como o evento de 2016, este será o maior e mais completo evento de neuro-oncologia na América Latina. 

Nosso primeiro evento oficial SNOLA, o Update on Neuro-Oncology, aconteceu em março de 2016 no Rio de Janeiro e contou com mais de 20 palestrantes internacionais, e quase 600 congressistas. O retorno dos congressistas não poderia ter sido melhor, nossa nota média de satisfação foi 8,74, e a porcentagem que recomendaria o evento para um colega foi de 99,3%. Este mérito nos foi conquistado apesar de todas as dificuldades que sabemos que esta área multidisciplinar enfrenta em termos científicos e práticos.
Com isso, novamente procuramos montar um evento com amplo foco nas principais patologias oncológicas do sistema nervoso central, envolvendo todas as disciplinas que assistem pacientes neuro oncológicos, como neuro-imagem, neuro-patologia, neurologistas, neurocirurgiões, oncologistas, radioterapeutas, fisiatras, cuidados paliativos e equipe de assistência. Além disso, teremos um destaque para fórum político e econômico com o intuito de discutir problemas e soluções cabíveis à neuro-oncologia. 

Temos muito orgulho de receber também o apoio e participação da World Federation of Neuro-Oncology Societies, da qual fazemos parte em conjunto com  SNO, EANO e ASNO, representando e desenvolvendo a neuro-oncologia na América Latina. 

Temos o prazer de desenvolver um programa completo, com mais de 15 palestrantes internacionais de destaque na área e contamos com a participação e o engajamento de todos, para que nossa grandiosa missão contribua para o crescimento, aprimoramento e cientificismo da neuro-oncologia em toda América Latina, refletindo, claro, na assistência de nossos sofridos pacientes. 

Esperamos todos na maravilhosa cidade que não para para darmos continuidade a uma nova página na história da neuro-oncologia.

Sejam todos muito bem-vindos!!!!

Dr. Marcos Maldaun
Presidente do Evento e Presidente do SNOLA


Chair da Onco-Pediatria

Os tumores de SNC  correspondem a segunda neoplasia na infância, ocorrendo em torno de 20% dos casos nesta faixa etária. Possui localizações e tipos histológicos variados, o que confere a estes uma alta complexidade. Tais fatores justificam a necessidade de uma equipe multidisciplinar que tenha conhecimento científico, capacidade técnica e que trabalhe em conjunto para atingir  excelência no tratamento. É com este objetivo que o SNOLA 2018 – The State of the Art in Neuro-Oncology, promoverá o encontro dos mais renomados oncologistas clínicos e pediátricos, neurocirurgiões, patologistas, radioterapeutas, radiologistas, entre outros, para discutir atualizações da prática neuro-oncológica de forma integrada com o intuito maior de melhor tratar estes pacientes.

Andrea Cappellano
Chair da Onco-Pediatria


Chair da Oncologia Clínica 

É com grande satisfação que em 2018 receberemos o congresso The State of the Art in Neuro-Oncology, em São Paulo, Brasil. Este importante congresso reunirá formadores de opinião de vários países que discutirão os aspectos mais relevantes no que concerne o paciente neuro-oncológico.

O conceito de multi-disciplinaridade será a pedra básica para que neurocirurgiões, rádio-oncologistas, oncologistas clínicos, radiologistas, patologistas e outros especialistas refinem o melhor em termos do estado da arte no que concerne a epidemiologia, diagnóstico e tratamento dos tumores envolvendo o sistema nervoso. Esta plêiade de especialistas também apresentará as direções futuras em termos de novas terapias incluindo as terapias gênicas, imunoterápicas, e alvo-dirigidas.

O modelo do congresso, que além das aulas, terá vastas discussões de casos e pontos e contrapontos, permitirá um grande aproveitamento das informações relevantes dentro do conceito do que é aplicável dentro da nossa realidade.

Bem vindos ao SNOLA 2018!

Atenciosamente,

Fernando Cotait Maluf
Chair da Oncologia Clínica


Chair dos Cuidados Paliativos

Receber o diagnóstico de ter um tumor no Sistema Nervoso Central pode ter um impacto inimaginável na vida de uma pessoa. Uma vez defronte a uma notícia desta, um sentimento de ambiguidade e incerteza costuma aparecer.

Por um lado, as possibilidades de tratamentos eficazes para estes tumores têm se ampliado impressionantemente. Possibilidades de cura ou de aumento de tempo de vida são hoje possibilidades reais para alguns. Por outro lado, preocupações com o sofrimento causado pela doença ou por alguns dos tratamentos continuam a ameaçar a integridade dos pacientes e seus familiares.

Cuidado Paliativo, conforme a definição da Organização Mundial de Saúde, é uma abordagem para cuidar do sofrimento de quem está doente, independente do prognóstico. Aplicado de forma técnica e especializada, conforme mostram as melhores evidências, melhora o controle de sintomas, melhora a qualidade de vida, reduz custos e, em alguns casos, aumenta o tempo de vida. E, nos cenários tão complexos como os enfrentados por pacientes, familiares e profissionais que se deparam com um tumor de Sistema Nervoso Central, integrar o Cuidado Paliativo ao tratamento do câncer é um desafio adicional. Como isto pode ser feito da melhor maneira? Como será feito no futuro? Estas respostas ainda não existem, mas nascem no presente. Nascem no debate de ideias e na troca de experiências, e dos muitos pontos de vista diferentes de quem está envolvido com estas questões. E nada melhor do que uma oportunidade como a que acontecerá no SNOLA 2018 para gerar sementes e frutos para nosso futuro para que, quando pacientes, familiares e profissionais, estiverem percorrendo estes caminhos difíceis, possam sempre estar amparados pelos melhores tratamentos para as doenças e pelos melhores cuidados com as pessoas.

Bem-vindos ao congresso SNOLA 2018 – The State of the Art in Neuro-Oncology, e ao futuro que construímos juntos hoje.

Daniel Forte
Chair dos Cuidados Paliativos


Chair da Neuro-Imagem 

Para o Congresso SNOLA 2018 elaboramos uma grade voltada ao diagnóstico e acompanhamento dos tumores cerebrais, incluindo técnicas avançadas de Imagem nos Gliomas correlacionando-os com a nova classificação da WHO, imagem nos Linfomas, Tumores da Infância, Meningiomas, Tumores da Base do Crânio, Tumores Hipofisários e Parasselares, Tumores Medulares, Mieloma Múltiplo e Metástases, dentre outros.

Enfocaremos o papel dos Métodos por Imagem no planejamento cirúrgico e tratamento neuro-oncológico, com utilização de Tractografia, Ressonância Magnética Funcional e RM peri-operatória.

Contamos com alguns dos maiores nomes da Neurorradiologia nacional.  Além dos cursos específicos em Neuro-Imagem, a Neuro-radiologia estará inserida nas Conferências Magnas, nas Sessões Interativas e em Sessões de Correlação entre Imagem e Neuropatologia.

Contamos com sua presença!

Marcos Docema
Chair da Neuro-Imagem


Chair da Radioterapia

A neuro-oncologia é uma especialidade vibrante e atual, onde o neurologista clínico, o oncologista clínico, o neurocirurgião e o rádio-oncologista se deparam com o grande desafio de oferecer o que há de mais moderno para cada paciente. O mais moderno não obrigatoriamente quer dizer o mais sofisticado, mais caro ou o mais invasivo, mas deve obrigatoriamente visar a maior probabilidade de cura e a melhor qualidade de sobrevida.
Pela complexidade do tratamento dos pacientes com tumores do sistema nervoso central, a visão multidisciplinar se impõe, e as condutas devem ser norteadas em dados de medicina baseada em evidências. Dentro deste preceito, a informação é preciosa e intercâmbio de experiências, indispensável.
A qualidade de vida é fundamental e o tratamento excessivo, impondo sequelas além do aceitável ao paciente e exaurindo a família emocional e financeiramente, tem que ser evitado, dando lugar a uma visão holística do paciente, onde profissionais de saúde, como médicos de outras especialidades, enfermeiros em oncologia, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, entre outros, devem interagir para se alcançar os nossos objetivos.
O SNOLA 2018, como foi na sua edição anterior, terá o seu foco não só na informação do que há de mais adequado a se fazer com um paciente portador de um tumor no sistema nervoso central em 2018, mas também como proporcionar a este paciente e seus familiares o melhor acolhimento possível.

Eduardo Weltman
Chair da Radioterapia


Chair da Radiocirurgia

A Radiocirurgia é uma modalidade terapêutica oncológica madura, cujo impacto marcante na qualidade de vida e sobrevida de milhões de pacientes tem sido amplamente reportada nos últimos 64 anos. O conceito de focar radiação ionizante a um alvo intracerebral sem necessidade de abertura do crânio, de maneira minimamente invasiva e com baixa morbidade, foi concebida pelo neurocirurgião sueco Lars Leksell em 1951. Trata-se de uma técnica multidisciplinar, assim como a Neuro-Oncologia, envolvendo neurocirurgiões, radio-oncologistas e físicos médicos. A Radiocirurgia evoluiu com o desenvolvimento computacional e de imagens, permitindo o diagnóstico precoce de lesões cerebrais, ainda sem efeito de massa, portanto passiveis de serem tratadas de maneira não invasiva.

A radiocirurgia é uma técnica robusta, reproduzível, eficiente e segura. Revolucionou o modo de tratarmos metástases cerebrais. Podemos evitar a irradiação do cérebro total e até a microcirurgia convencional se o diagnóstico da doença cerebral for feito precocemente, oferecendo altos níveis de controle local da doença sem necessidade de internação. O tratamento pode ser repetido para novas lesões que apareçam, devido à sobrevida do paciente. Para esses pacientes, a palavra tempo, tão valiosa para todos nós, assume proporções ainda mais especiais e dramáticas, assegurando que eles tenham tempo para desfrutar da companhia de seus familiares com qualidade de vida. Poder oferecer tratamento ambulatorial  é único e vantajoso. Também minimizamos o risco de desenvolvimento de demência por leucoencefalopatia nos pacientes “vencedores”, aqueles com sobrevida prolongada ou curados das doenças oncológicas. Hoje, entre 16-25% dos pacientes com metástases cerebrais evoluem para óbito por conta da doença cerebral, demonstrando o quanto evoluímos nas últimas décadas. Faz parte da História relembrar que outrora o diagnóstico do comprometimento do sistema nervoso central implicava em selar o prognóstico de sobrevida desse pacientes em poucas semanas.

Dentre os gliomas cerebrais, cuja predominância na população é 10 vezes menor que de metástases cerebrais, a participação da radiocirurgia faz-se sentir em casos selecionados, uma vez que a heterogeneidade de subtipos histológicos e perfis moleculares requer uma gama extensa de tratamentos disponíveis de modo a garantir a máxima sobrevida com qualidade de vida aos pacientes.

Em reconhecimento à importância dessa modalidade terapêutica, o SNOLA 2018 -  STATE OF THE ART IN NEURO-ONCOLOGY optou pela criação do “CHAIR” de Radiocirurgia. É, portanto, com grande entusiasmo, que convidamos todos os colegas especialistas em Neuro-Oncologia à participarem do congresso em São Paulo, de 15-17 de março de 2018. É uma oportunidade singular de familiarizar-se com as indicações e os resultados da Radiocirurgia no tratamento das patologias neuro-oncológicas, especialmente das metástases únicas e múltiplas. Elaboramos um programa sofisticado, ilustrando o que existe de mais moderno na integração da radiocirurgia e da micro-neurocirurgia convencional. Contamos com a participação de formadores de opinião e inovadores na área de radiocirurgia, trazendo o que existe como “State of the Art” em Radiocirurgia para o tratamento das doenças Neuro-oncológicas.

Participem e enriqueçam nosso evento com sua presença e comentários em nossas discussões!

Alessandra Gorgulho
Chair da Radiocirurgia


Chair da Neurocirurgia

Eu tenho a honra e prazer de lhes convidar para o 2° Congresso SNOLA, conhecido como o maior evento na área da neuro-oncologia da América Latina.
Nós discutiremos os desenvolvimentos mais recentes da área e reconheceremos os melhores resultados de tratamentos relacionados a tumores do sistema nervoso central.
Os maiores nomes da neuro-oncologia brasileira e internacional estarão presentes, garantindo o maior nível para este congresso, que ficou conhecido por trazer palestrantes escolhidos a dedo por seu conhecimento e méritos em publicações.
Se você for um neurocirurgião ou oncologista você não pode perder este evento. Será uma oportunidade única para refrescar seu conhecimento profissional e entrar em contato com os melhores do mundo. Sem contar a possibilidade da discussão e troca de ideias com colegas de países distintos.
Estarei esperando por você lá.
Um grande abraço.

Jose Marcus Rotta
Chair da Neurocirurgia


Chair da Patologia

A recente Classificação dos Tumores do Sistema Nervoso Central, 4ª edição, lançada em 2016 é fundamentada na Classificação Histológica, acrescida de parâmetros Moleculares bem estabelecidos em muitas entidades, com a inclusão de algumas entidades adicionais reconhecidas recentemente e; deleção de outras entidades, variantes ou padrões sem relevância biológica.
Cada entidade específica é definida com critérios diagnósticos essenciais, seguida pela descrição dos achados característicos associados. Os critérios diagnósticos e os aspectos característicos principais da doença são relatados com os aspectos clinicopatológicos e os achados moleculares – o Diagnóstico Integrado.
Os novos conhecimentos em algumas entidades poderão otimizar a reprodutibilidade interobservador, contribuir na previsão clinicopatológica, bem como no planejamento terapêutico. É estimulada a prática multidisciplinar de rotina, para apurarmos o diagnóstico da entidade, apresentarmos seus aspectos clinico-radiológicos e, discutirmos as melhores possibilidades terapêuticas para os pacientes com Tumores Cerebrais. A SNOLA tem essa visão, com a possibilidade de atualização via Educação Continuada e facilitação da troca de expertises na Neuro-Oncologia.

Carmen Lancellotti
Chair da Patologia

Fique atento
às datas principais


01

MAR

2018

Quarto e último vencimento para inscrições com desconto! Após este período, os valores serão os mesmos do local do evento.

09

FEV

2018

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Clique aqui para mais detalhes sobre a apresentação.

Local do Evento

TIVOLI MOFARREJ

No bairro dos Jardins, a um quarteirão da Avenida Paulista, descubra o Tivoli Mofarrej - São Paulo, no coração da cidade. Quer esteja numa viagem de negócios ou de lazer, este hotel de cinco estrelas em São Paulo tem tudo para uma estadia inesquecível. Quartos redecorados, salas de reuniões de excelência, a maior suite presidencial da América Latina, piscina exterior aquecida, um SPA com tratamentos asiáticos e para os amantes da boa mesa o restaurante situado no 23.º andar do hotel com uma magnífica vista sobre a Avenida Paulista.
Aproveite e vá ao teatro, conheça os museus da cidade, sinta o cheiro das madeiras e flores do Brasil, perca-se nas lojas. É tudo mesmo ao lado do hotel de luxo na baixa de São Paulo

 

Alameda Santos, 1437 , Cerqueira César - 01419-001- São Paulo - Brasil



Promoção


Apoio



Gerenciamento


Agência de Turismo